A importância da castração

por

Captura de Tela 2016-06-20 às 18.08.18

Um assunto que todos que possuem bichinhos devem estar por dentro é a castração. A castração ou esterilização é a forma mais eficaz de reduzir o número de animais abandonados pois impede que os mesmos procriem gerando assim, ninhadas indesejadas  na maioria das vezes. Nas fêmeas a cirurgia é feita para a retirada dos ovários, útero e trompas e, nos machos, dos testículos.

Além disso, a esterilização evita a marcação de território e as temidas fugidas para procurar as cadelas no cio. Nas fêmeas, não há chances de câncer de ovário e útero, diminui bastante as chances de câncer nas mamas, não correm o risco de ter piometra (infecção no útero), além de não entrarem mais no cio, elimina as chances de gravidez psicológica e muitos outros benefícios.

A castração pode ser feita a partir dos três meses de idade, sempre por médicos veterinários habilitados, com anestesia geral. A recuperação requer cuidados, repouso e medicamentos prescritos pelo profissional. Se há uma decisão de não querer que sua fêmea tenha filhotes ou seu macho seja um reprodutor, quanto mais cedo castrar, melhor!
Castrem seus animais o mais cedo possível e, se puderem, ajudem a castrar animais em situação de rua.

Texto: Camila Spina
Foto: http://www.fotosefotos.com/

Ainda não há comentários.

O que você acha?! Conta pra mim!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *